Prêmio ABCEM 2008

O prédio sede da Bruning Tecnometal S/A é o grande vencedor do Prêmio ABCEM 2008!

O prêmio, uma conquista da O.E. Arquitetos e Urbanistas S/S Ltda, é motivo de orgulho e alegria para a NEK Engenharia.


Prédio sede da Bruning Tecnometal S/A

Localizado no município de Panambi, a noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a 370km da capital Porto Alegre, o projeto foi concebido com o objetivo de refletir o nível tecnológico que a empresa Bruning se encontra, bem como o seu caráter industrial.

A opção pelo aço deve-se a leveza e funcionalidade do sistema estrutural, aliada à vocação do cliente que tem no aço sua principal matéria prima.


83 toneladas de aço foram utilizados na estrutura do prédio

O modelo estrutural é composto por oito módulos, afastados de 6,83m. Cada módulo é composto por um pilar central e viga metálica transversal em balanço para ambos os lados, com largura total de 17,00m. Nas extremidades dos balanços, nascem pilares - também metálicos - que dão sustentabilidade à estrutura de cobertura constituída por vigas e terças metálicas.

A leveza do modelo foi obtida através das linhas curvas do sistema estrutural composto por vigas e pilares em perfil de chapa soldada com seção "I" e altura variável. A forma geométrica foi definida em conformidade com o diagrama de esforços fletores e cortantes.

A utilização do aço no sistema estrutural principal garantiu economia nas fundações e agilidade de execução da obra, já que os elementos chegavam prontos da fabricação e, no canteiro de obras, eram montados com ligações parafusadas. O concreto foi utilizado somente para o pilar central no térreo e na laje tipo roth do pavimento superior.


Corte esquemático

Ficha técnica:

Nome da Edificação: Edifício Sede da Empresa Bruning Tecnometal
Localização: Panambi-RS
Data de conclusão: Dezembro 2007
Área útil: 761,41m2
Área Total: 804,73m2
Número de pavimentos: 2 Pavimentos
Peso total de aço utilizado: 83 toneladas

[Bullet] Ver na Seção Obras