Durabilidade das estruturas de concreto

Na abordagem das modernas normas de projeto, as exigências relativas à durabilidade das estruturas de concreto são cada vez mais rígidas.

O texto da NBR 6118 é claro quando estabelece que as estruturas de concreto devem ser projetadas cuidando-se da sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço, nas condições ambientais a que é prevista, durante sua vida útil. Nesse período, desde que sejam atendidos requisitos de uso e manutenção prescritos pelo projetista e construtor, a estrutura deve manter suas características.

A agressividade do ambiente, definida na NBR 6118, é base para definir critérios de projeto; ela pode ser avaliada segundo as condições de exposição de uma estrutura. Classificando o ambiente e sua agressividade, é possível determinar o risco de deterioração da estrutura.

As características do concreto utilizado são importantes para a durabilidade das estruturas. Sua qualidade está ligada diretamente com a relação água-cimento, através da porosidade e conseqüente suscetibilidade à penetração de água e de gases no concreto. Com base nessa forte relação, a NBR 6118 apresenta formas para escolher a resistência do concreto em função do ambiente classificado.

Além da qualidade do concreto, o cobrimento dado às armaduras é fundamental à durabilidade das estruturas. Parâmetros mínimos são estabelecidos na norma, onde a classe do ambiente determina o cobrimento nominal das armaduras.

Devem ser também considerados o envelhecimento e a deterioração das estruturas de concreto. Nesses processos, é preciso observar mecanismos como lixiviação, expansão por ação de águas e solos contaminados, expansão por ação de reações com agregados reativos e reações superficiais de certos agregados.

A norma também define outros critérios de projeto a serem adotados, visando garantir a durabilidade das estruturas. Podem ser destacadas, além das mencionados, questões de drenagem e formas arquitetônicas e estruturais, detalhamento das armaduras, controle de fissuração, inspeção e manutenção preventiva.

É importante perceber que para garantir as exigências estabelecidas, é preciso compromisso de todos os envolvidos nos processos de projeto, construção e utilização da estrutura, garantindo a sua durabilidade.